quarta-feira, 22 de abril de 2009

Cartas do P.e Aldo 32




Asunción, 22 de dezembro de 2008.

EDUCAR É UM RISCO

Caros amigos,
É mesmo bonito educar. Educar é introduzir a criança no conhecimento da realidade segundo a totalidade dos fatores que a constituem, nos ensina Giussani. É sempre comovente, para mim, repetir esta novidade em todos os momentos que estou com as pessoas. A Escola de Comunidade nos diz que “compreender” significa afirmar, em cada momento, o nexo entre o instante que vivo e o destino. Pois bem, estas fotos indicam como tentamos educar as crianças a compreender o que significa que a realidade é amiga, como nos recorda Carrón.
Vivo no Paraguai, de tal forma que é necessário ensinar tudo, até mesmo como usar o banheiro. As fotos indicam como as crianças aprenderam a importância da cama, dos lençóis, o porquê dos lençóis, do travesseiro, da fronha etc.; antes porém, aprenderam o valor da vassoura... como segurá-la e como usá-la.
Entre a cama e o altar existe uma relação profunda e, por isto, estamos na igreja e o motivo eu o expliquei às crianças. É algo de verdadeiramente belo... e as crianças, na semana passada, aprenderam o valor, a beleza da cama... de tal forma que, agora, não dormem como as vacas, mas de um modo humano.
Ciao
P.e Aldo.

Nenhum comentário: