quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

1978-2005: aspectos menos conhecidos dos 25 anos de Pontificado de João Paulo II - 3


A obra do Santo Padre
para a custódia do Depósito da Fé
e a preservação da Disciplina Eclesiástica

1988
- Com a proposta da Congregação para a Doutrina da Fé (CDF), os jesuítas José Maria Castillo e Juan Antonio Estrada são destituídos do ensino universitário, bem como o claretiano Benjamin Forcano da direção do periódico “Misión Abierta”.
- A Congregação pelo Culto Divino, no dia 2 de junho, reafirma que não é admitido, de forma alguma, oferecer o sacrifício eucarístico na ausência de um sacerdote validamente ordenado.
- Com a constituição apostólia Pastor bonus (28 de junho), o Santo Padre reordena a organização da Sé Apostólica Romana, dando a ela novo impulso na coordenação do episcopado e do Sínodo dos bispos.
- No dia 1º de julho, a CDF publica a “Profissão de Fé” e o “Juramento de fidelidade”, recordando, entre outras coisas, o dever de obediência em consciência a “todos os conteúdos transmitidos pelo Magistério ordinário e universal da Igreja” e às “verdades acerca da doutrina que respeita à fé e aos costumes” e aos “ensinamentos do Pontífice” e “do colégio episcopal” quando “exerce o seu Magistério autêntico”.
- O decreto Dominus Marcellus Lefebvre da Congregação para os Bispos, do dia 1º de julho de 1988, impõe a excomunhão por cisma ao arcebispo pseudo-tradicionalista Marcel Lefebvre e aos seus seguidores. O Santo Padre com o Motu proprio “Ecclesia Dei”, do dia 2 de julho, espera que “se ilumine a continuidade do Concílio com a Tradição”.
- Na carta apostólica Mulieris dignitatem (15 de agosto), o Santo Padre reafirma o dogma sobre a ordenação sacerdotal reservada às pessoas do sexo masculino.
- O Núncio apostólico do Brasil, D. Carlo Furno, entrega a D. Pedro Casaldáliga, bispo de São Félix do Araguaia, uma carta (Intimatio) na qual é advertido por causa de sua simpatia pela Teologia da Libertação, e lhe são impostos limites a suas tarefas pastorais. No entanto, o bispo – algumas vezes, inclusive, visto em roupas de guerrilheiro – recusa a carta.

1989
- No dia 6 de janeiro, 163 teólogos e teólogas de língua alemã assinam a “Declaração de Colônia”, na qual contestam o fato que se deva obediência  à Sé Apostólica, tanto naquilo que respeita a algumas verdades fundamentais da fé em Jesus Cristo, quanto em outras expostas pelo magistério ordinário universal (particularmente relativas à encíclica de Paulo VI, Humanae vitae). Eles, além do mais, reivindicam uma espécie de “votação popular” para a nomeação dos bispos. O Santo Padre, direta ou indiretamente, rejeitará, ponto por ponto, as solicitações dos rebeldes.
- A Santa Sé veta a publicação de um livro que deveria conter as atas de um congresso de moralistas católicos ocorrido em Roma, na Academia Alfonsiana, em abril de 1988. O volume traria uma conferência do P.e Bernhard Haering (que havia sido convocado pela CDF em 1979), na qual o teólogo criticava a antropologia e a teologia que subjazem à encíclica de Paulo VI, Humanae vitae, que, no pontificado de João Paulo II, assume o papel de baluarte pela defesa da sexualidade humana.
- Por intervenção direta da Congregação para a Educação Católica, a Pontifícia Universidade Lateranense retira o professor P.e Luigi Sartori – um dos teólogos italianos mais na moda, então – da cátedra de Ecumenismo. P.e Sartori é um dos promotores do manifesto dos teólogos italianos rebeldes apoiadores da “Declaração de Colônia”.
- Em março, P.e Eugenio Melandri deixa, depois de dez anos, a direção do periódico dos missionários saverianos “Missione Oggi”. Há um tempo o periódico suscitava a dor e a preocupação de S. Eminência o cardeal Josef Tomko, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, por causa da linha editorial caracterizada por uma desavergonhada politização. Tal desordem tinha se manifestado, em particular, com um número todo dedicado ao regime socialista de Nicarágua, por ocasião de uma virada eleitoral, desviando-se abertamente com os partidos da esquerda.
- O jesuíta Paul Valadier, diretor da “Études” e um dos 157 teólogos francófonos a firmarem uma carta de solidariedade aos 163 rebeldes da “Declaração de Colônia”, se demite do cargo.
- A CDF, em novembro, na véspera da assembleia anual da Conferência Episcopal Norte-Americana, solicita a retirada da ordem do dia da discussão de um texto ambíguo sobre a relação paritária bispos-teólogos e sobre a “Responsabilidade eclesial do teólogo”.
- P.e Vittorio Cristelli, diretor do semanário diocesano “Vita trentina”, demite-se do cargo. O semanário tinha publicado o documento dos 63 teólogos italianos em apoio à “Declaração” dos rebeldes de Colônia.
- A Congregação para a Educação Católica decreta o fechamento, no Brasil, do seminário regional Nordeste 2 e do Instituto Teológico de Recife, ambos fundados por D. Hélder Câmara. A motivação encontra raiz na educação “não confiável” que ali se sustentava.
- A Secretaria de Estado (7 de agosto) reafirma que nem a JOC (Juventude Operária Cristã) nem a JOCI (Juventude Operária Cristã Internacional) podem ser reconhecidas como interlocutoras legítimas da Santa Sé. A decisão encontra razão na desavergonhada politização por parte dos dois organismos.
- A Congregação para os Religiosos institui uma coordenação para a CLAR (Conferência Latino-Americana dos Religiosos), a fim de preservá-la da influência de uma certa Teologia da Libertação.
- No dia 19 de setembro, a CDF publica a Instrução “Os fiéis chamados”, que renova a obrigação de pública profissão de fé para aqueles que são chamados a exercer um ofício em nome da Igreja. A última profissão desse tipo remonta ao pontificado de São Pio X.

1990
- Em 24 de maio, a CDF publica a Instrução “Donum veritatis” sobre a vocação eclesial do teólogo, que pretendia resolver, a raiz, os mal-entendidos e as ambiguidades difundidas nos meses anteriores, dentro da Igreja por vários “Manifestos” de teólogos rebeldes.
- A Congregação para a Educação Católica veta à Faculdade de Teologia da Universidade Suíça de Friburgo a possibilidade de conferir o título de “Doutor Honoris Causa” a D. Rembert Weakland, bispo de Milwaukee (EUA), conhecido por algumas interpretações do Concílio Vaticano II cheias de ambiguidades típicas do Pós-Concílio.

1991
- A Sé Apostólica remove o bispo mexicano de Oaxaca, D. Bartolomé Carrasco Briseno, que se havia comprometido com algumas questões extremistas da Teologia da Libertação.
- A Santa Sé fornece à Conferência Latino-Americana dos Religiosos um apoio de coordenação e de verificação pastoral, por causa da propagação de uma certa Teologia da Libertação.
- Início do exame da edição da Bíblia, publicada pelas Edições Paulinas do Brasil, realizada por alguns teólogos da libertação.
- Apoio e coordenação à "Vozes", a mais antiga editora católica brasileira, que tem como diretor da revista de mesmo nome o P.e Leonardo Boff. O religioso, coerente com suas próprias ideias, deixará a revista e a ordem franciscana um ano depois.
- Sob indicação da Congregação para a Educação Católica, o cardeal Aloisio Lorscheider, arcebispo de Fortaleza, demite três sacerdotes casados que ensinavam no Instituto Teológico e Pastoral da cidade.
- A Sé Apostólica interdita o teólogo e psicanalista alemão Eugen Drewermann, impedindo-o de ensinar. Suas obras são viciadas por uma subordinação à psicanálise mais facciosa e anticientífica, além de exprimirem banais e injustificadas críticas à organização eclesiástica e ao celibato sacerdotal. Pouco depois, Drewermann é proibido de pregar. Infelizmente, coerente com seu pensamento secularizado, o teólogo rebelde, em março, abandona o sacerdócio.


1992
- Em 31 de janeiro, a Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) condena uma obra do teólogo moralista canadense André Guindon, cujas teses sobre temas da sexualidade continham “graves dissonâncias não apenas com o ensinamento do Magistério mais recente, como também com a doutrina tradicional da Igreja”.
- A ordem dominicana afasta o teólogo Mattew Fox, que já havia sido chamado à atenção, em 1988, pela Sé Apostólica, porque se rebelara ao ensinamento moral sexual de Cristo.
- A Sé Apostólica declara “fora de lugar” – ou seja nada a discutir – a proposta do arcebispo de Milwaukee, D. Rembert Weakland, de ordenar sacerdotes, em situações de “extrema necessidade”, homens casados.
- Com a carta Communionis notio (de 28 de maio), a CDF repropõe a doutrina católica diante de alguns exageros acerca da colegialidade episcopal.
- A Santa Sé sugere que se repense o nihil obstat conferido à obra do dominicano P.e Philippe Denis da Faculdade de Teologia Católica de Estrasburgo, por causa de teses injustas e falsas sobre a Opus Dei.

* Extraído de Totus tuus network. Traduzido por Paulo R. A. Pacheco.

Nenhum comentário: