segunda-feira, 22 de março de 2010

Comentário ao evangelho do dia

Evangelho - Jo 8,12-20
Naquele tempo: Disse Jesus aos fariseus: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, não andará nas trevas, mas terá a luz da vida." Então os fariseus disseram: "O teu testemunho não vale, porque estás dando testemunho de ti mesmo." Jesus respondeu: "Ainda que eu dê testemunho de mim mesmo, o meu testemunho é válido, porque sei de onde venho e para onde vou. Mas vós não sabeis donde venho, nem para onde vou. Vós julgais segundo a carne, eu não julgo ninguém, e se eu julgo, o meu julgamento é verdadeiro, porque não estou só, mas comigo está o Pai, que me enviou. Na vossa Lei está escrito que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro. Ora, eu dou testemunho de mim mesmo e também o Pai, que me enviou, dá testemunho de mim." Perguntaram então: "Onde está o teu Pai?" Jesus respondeu: "Vós não conheceis nem a mim, nem o meu Pai. Se me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai." Jesus disse estas coisas, enquanto estava ensinando no Templo, perto da sala do tesouro. E ninguém o prendeu, porque a hora dele ainda não havia chegado.

Comentário feito por Santo Agostinho (354-430)
Bispo de Hipona (Norte de África) e Doutor da Igreja

As palavras do Senhor: "Eu sou a luz do mundo" são claramente, na minha opinião, para aqueles que têm olhos que lhes permitem tomar parte dessa luz; mas aqueles que só têm os olhos do corpo admiram-se de ouvir Nosso Senhor Jesus Cristo dizer: "Eu sou a luz do mundo". Talvez haja mesmo alguns que dizem para si próprios: Não será Cristo este sol que, ao nascer e ao se pôr, determina o dia? [...] Não, Cristo não é esse sol. O Senhor não é o sol que foi criado, mas Aquele por Quem o sol foi criado. "Por Ele é que tudo começou a existir; e sem Ele nada veio à existência" (Jo 1, 3). Ele é, pois, a luz que criou esta luz que vemos. Amemos esta Luz, compreendamo-la, desejemo-la, para chegarmos um dia junto dela, conduzidos por ela, e para vivermos nela de forma a nunca mais morrermos. [...] Vedes, portanto, meus irmãos, vedes, se tendes olhos que veem as coisas da alma, que luz é esta da qual o Senhor declara: "Quem Me segue não anda nas trevas". Segui este sol e veremos se não caminhareis nas trevas; pois eis que ele se eleva e avança na vossa direcção e, seguindo o seu caminho se dirige-se para ocidente. Mas tu deves caminhar para o sol nascente, que é Cristo.

Nenhum comentário: