domingo, 21 de março de 2010

40 dias com Giussani

"Deus deixou entrever o seu rosto através de uma história; mas o cume, a totalidade, a verdadeira revelação de si ao homem Ele fez se tornando homem, isto é entrando como pessoa na história: Jesus Cristo. Eis então o rosto do destino humano, a natureza do significado do nosso ser - Cristo - porque exatamente Ele é o rosto do Pai. Cristo é a definição total do significado do homem no mundo.
'Deus, de fato, tanto amou o mundo que deu Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não morra, mas tenha a vida eterna'. Portanto o significado deste Filho, deste Verbo feito carne é revelar completamente o amor de Deus.
'Nisto se manifestou o amor de Deus por nós: Deus nos mandou o Seu Filho unigênito ao mundo, para que tivéssemos vida por Ele. Nisto está o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas é Ele que nos amou e nos mandou o Seu Filho como vítima de expiação para os nossos pecados' (I Jo 4, 9-10). Cristo é o nosos destino feito presença e companhia, o Verbo feito carne, é o modo definitivo de Deus junto a nós, é o modo definitivo da Aliança que ele começou com um povo.
E, então, perguntamo-nos: o que foi Deus neste Homem? Busquemos alguma resposta nos Evangelhos, em alguns dos encontros dos quais restaram testemunhos. No primeiro contato com Mateus, quando aceita o seu convite para comer e os outros lhe dizem: 'Mas, porque comes com os pecadores?', Ele responde que os doentes têm necessidade do médico e não os sãos, e que Ele não veio para os justos mas para os pecadores. No encontro com a pecadora, que irrompe no meio do banquete e se joga a Seus pés, e o anfitrião pensa 'Este homem não sabe que tipo de mulher é esta?', e Jesus lhe explica que 'o seus muitos pecados lhe serão perdoados porque demonstrou muito amor'. No episódio de Zaqueu, o rico chefe dos publicanos, considerado por todos como um pecador por causa de sua profissão, a quem Jesus surpreende trepado numa árvore para vê-Lo e lhe diz 'Irei a tua casa', e ainda uma vez todos pensam 'que tipo de pessoas Ele frequenta!', Ele, quando Zaqueu lhe disse que daria aos pobres a metade de todos os seus bens, recorda novamente: 'O Filho do Homem veio para buscar e para salvar o que estava perdido'. No encontro com a mulher adúltera, que os fariseus levaram até a Ele para colocá-Lo à prova, Ele, depois que todos foram embora, disse a ela: 'Ninguém te condena?... Também eu não te condeno: vai e não peques mais...'.
Passando de um a outo destes encontos, e por outros que se poderiam evocar, emerge da pessoa de Cristo como que um 'outro' mundo, que porém é 'este' mundo, um outro modo de ver as coisas comparado ao modo de ver das leis em uso, das convenções, emerge uma imagem de homem que fascina, que permaneceu nos séculos mesmo para quem não tem fé, porque é a imagem verdadeira do homem: Deus, isto é a misericórdia."
(GIUSSANI, Luigi. Alla ricerca del volto umano. 1995, pp. 48-49)

Nenhum comentário: