terça-feira, 8 de março de 2011

Comentário ao evangelho do dia

Evangelho - Mc 12,13-17
Naquele tempo, as autoridades mandaram alguns fariseus e alguns partidários de Herodes, para apanharem Jesus em alguma palavra. Quando chegaram, disseram a Jesus: "Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e não dás preferência a ninguém. Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus. Dize-nos: É lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?". Jesus percebeu a hipocrisia deles, e respondeu: "Por que me tentais? Trazei-me uma moeda para que eu a veja". Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou: "De quem é a figura e a inscrição que está nessa moeda?". Eles responderam: "É de César". Então Jesus disse: "Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus". E eles ficaram admirados com Jesus.

Comentário feito por Tertuliano (c. 155-c. 220)
teólogo 

Na constituição do mundo, "tudo foi feito pela Palavra de Deus e nada foi feito sem ela" (Jo 1, 3). Quando se trata de criar o homem, é igualmente a Palavra de Deus que opera, dado que "sem a Palavra de Deus nada foi feito". Deus, com efeito, disse primeiro esta palavra: "Façamos o homem". Mas para exprimir a superioridade desta criatura sobre todas as outras, Deus deu-lhe forma com a Sua própria mão; por isso, está dito que "Deus modelou o homem" (Gn 2, 7). [...] "E Deus, diz a Escritura, modelou o homem com o barro da terra." Não era ainda senão barro, e já a palavra "homem" é pronunciada. Que honra prodigiosa para o lodo, esse nada, a de ser tocado pelas mãos de Deus! Esse simples contato não teria sido suficiente a Deus para formar o homem, sem mais nada? Mas, ao ver Deus trabalhar esta lama, compreende-se que se trata de uma obra extraordinária. As mãos de Deus trabalhavam, elas amassavam, esticavam, davam forma a esta lama, que não cessava de se enobrecer a cada impressão das mãos divinas. Imagina Deus ocupado, aplicado inteiramente nesta criação: mãos, espírito, atividade, conselho, sabedoria, providência, sobretudo o amor, orientavam o seu trabalho! É que através deste lodo que amassava, Deus entrevia já Cristo, que um dia seria homem como este lodo: Verbo feito carne, como esta terra que tinha entre as mãos. É este o sentido desta primeira palavra do Pai ao Seu Filho: "Façamos o homem à Nossa imagem e à Nossa semelhança" (Gn 1, 26). Deus modelou o homem segundo a imagem de Deus, quer dizer, segundo Cristo. [...] Portanto, este lodo que assumia a imagem de Cristo, tal como Ele se manifestaria na sua incarnação futura, não era somente obra de Deus, era também a fiança de Deus.

Nenhum comentário: