sexta-feira, 17 de julho de 2009

Evangelho do dia (Mt 12, 1-8)

Em certa ocasião, Jesus passava, num dia de sábado, através das searas. Os seus discípulos, que tinham fome, começaram a arrancar espigas e a comê-las. Ao verem isso, os fariseus disseram-lhe: "Aí estão os teus discípulos a fazer o que não é permitido ao sábado!". Mas Ele respondeu-lhes: "Não lestes o que fez Davi, quando sentiu fome, ele e os que estavam com ele? Como entrou na casa de Deus e comeu os pães da oferenda, que não lhe era permitido comer, nem aos que estavam com ele, mas unicamente aos sacerdotes? E nunca lestes na Lei que, ao sábado, no templo, os sacerdotes violam o sábado e ficam sem culpa? Ora, Eu vos digo que aqui está quem é maior que o templo. E, se compreendêsseis o que significa 'prefiro a misericórdia ao sacrifício', não teríeis condenado estes que não têm culpa. O Filho do Homem até do sábado é Senhor" (Mt 12, 1-8).

Comentário feito por Orígenes (cerca 185-253)
Presbítero e teólogo
O sábado foi instituído como um dia sagrado; todos os santos e todos os justos deviam celebrar o sábado. [...] Vejamos então em que consiste para o cristão a observância do sábado: no dia de sábado, não se deve realizar nenhuma obra deste mundo; é necessário abster-se de todas as obras terrenas, não fazer nada que se relacione com este mundo, dedicar-se às obras espirituais, ir à igreja, estar atento à leitura da Escritura e às explicações que dela são dadas, pensar em coisas do céu, ocupar-se da esperança na vida futura, ter presente o julgamento que há de vir, meditar, não nas realidades visíveis e presentes, mas nas realidades futuras e invisíveis. Os judeus também devem observar tudo isto. Em suas casas, os ferreiros, os pedreiros, todos os trabalhadores manuais ficam sem nada fazer no dia de sábado. Mas nesse dia, os leitores que proclamam a Sagrada Escritura, os doutores que explicam a Lei de Deus, não interrompem as suas funções, e no entanto não profanam o sábado. O meu Senhor o reconheceu: "Não lestes", disse-lhes Ele, "que ao sábado, no templo, os sacerdotes violam o sábado e ficam sem culpa?". Portanto, é aquele que se abstém das obras deste mundo e se torna livre para as atividades espirituais, é esse que oferece o sacrifício do sábado e santifica o sábado como um dia de festa. [...] Durante o sábado, cada qual permanece na sua casa e não sai dela. Qual é pois esta casa da alma espiritual? Esta casa é a justiça, a verdade, a sabedoria, a santidade; tudo isso é Cristo, a casa da alma. Desta casa, não é necessário sair, quando se quer guardar o verdadeiro sábado e celebrar por sacrifícios este dia de festa, segundo as palavras do Senhor: "Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós" (Jo 15, 4).

Nenhum comentário: