terça-feira, 21 de julho de 2009

Evangelho do dia (Mt 12,46-50)

Naquele tempo, Jesus estava falando à multidão, quando apareceram sua mãe e seu irmãos, que, do lado de fora, procuravam falar-lhe. Disse-lhe alguém: "A tua mãe e os teus irmãos estão lá fora e querem falar-te". Jesus respondeu ao que lhe falara: "Quem é a minha mãe e quem são os meus irmãos?". E, indicando com a mão os discípulos, acrescentou: "Aí estão minha mãe e meus irmãos; pois, todo aquele que fizer a vontade de meu Pai que está no Céu, esse é que é meu irmão, minha irmã e minha mãe". (Mt 12,46-50)

Comentário feito por Concílio Vaticano II
Constituição Dogmática sobre a Igreja, Lumen Gentium, §§ 61-62

A Virgem Santíssima, predestinada para Mãe de Deus desde toda a eternidade em simultâneo com a encarnação do Verbo, por disposição da Divina Providência foi na terra a nobre Mãe do Divino Redentor, a Sua mais generosa cooperadora e a escrava humilde do Senhor. Concebendo, gerando e alimentando a Cristo, apresentando-O ao Pai no templo, padecendo com Ele quando agonizava na cruz, cooperou de modo singular, com a sua fé, esperança e ardente caridade, na obra do Salvador, para restaurar nas almas a vida sobrenatural. É, por esta razão, nossa Mãe na ordem da graça. Esta maternidade de Maria na economia da graça perdura sem interrupção. [...] De fato, depois de elevada ao céu, não abandona esta missão salvadora mas, com a sua multiforme intercessão, continua a alcançar-nos os dons da salvação eterna. Cuida com amor maternal dos irmãos do seu Filho que, entre perigos e angústias, caminham ainda na terra, até chegarem à pátria bem-aventurada. Por isso, a Virgem é invocada na Igreja com os títulos de advogada, auxiliadora, socorro, medianeira. [...] Nenhuma criatura se pode equiparar ao Verbo encarnado e redentor; mas, assim como o sacerdócio de Cristo é participado de diversos modos pelos ministros e pelo povo fiel, e assim como a bondade de Deus, sendo uma só, se difunde variadamente pelos seres criados, assim também a mediação única do Redentor não exclui, antes suscita nas criaturas, cooperações diversas, que participam dessa única fonte.

Nenhum comentário: