sexta-feira, 11 de março de 2011

Invoquemos, no domingo, a misericórdia de Deus


CL adere ao apelo da Conferência Episcopal Italiana pelas vítimas da violência na África e na Ásia

Comunhão e Libertação adere ao convite que a Conferência Episcopal Italiana (CEI) dirigiu às paróquias, comunidades religiosas, associações, grupos e movimentos a rezarem, no domingo, dia 13 de marco de 2011, pela seguinte intenção: “Peçamos, para as vítimas da violência, a misericórdia de Deus e, para todos, a reconciliação, a justiça e a paz”.
Aproximamo-nos de Bento XVI que, em face da violência que os homens praticam, testemunha uma fé que se torna inteligência da realidade, único caminho de saída da confusão e de sustento da esperança do futuro. 
Como Padre Giussani disse, “sem o reconhecimento do Mistério presente, a noite avança, a confusão avança”. A misericórdia, pelo contrário, é “o abraço último do Mistério, contra o qual o homem – mesmo o mais distante e o mais perversos ou mais obscuro, o mais tenebroso – não pode opor nada, não pode opor nenhuma objeção: pode abandoná-lo, mas abandonando a si mesmo e a seu próprio bem. O Mistério como misericórdia é a última palavra mesmo sobre todas as possibilidades terríveis da história. Por isso, a existência se expressa, como último ideal, na mendicância. O verdadeiro protagonista da história é o mendicante: Cristo mendicante do coração do homem e o coração do homem mendicante de Cristo”.
Bento XVI é testemunha suprema desta paixão pelo destino dos irmãos homens que apenas Cristo torna possível: 
“Acompanho sempre e com grande preocupação as tensões que, nestes dias, são registradas em diversos países da África e da Ásia. Peço ao Senhor Jesus que o comovente sacrifício da vida do Ministro paquistanês Shahbaz Bhatti desperte nas consciências a coragem e o compromisso com a tutela da liberdade religiosa de todos os homens e, ao fazê-lo, promova sua igual dignidade. Meu pensamento se dirige também à Líbia, onde os recentes combates têm causado muitas mortes e uma crescente crise humanitária. Para todas as vítimas e para aqueles que se encontram em situações aflitivas asseguro minhas orações e minha proximidade, enquanto invoco a assistência e o socorro às pessoas afetadas” (Angelus de 6 de março de 2011). 

A assessoria de imprensa de C
Milão, 10 de março de 2011.

* Extraído do site oficial de CL, no dia 11 de março de 2011. Traduzido por Paulo R. A. Pacheco.

Nenhum comentário: