quarta-feira, 22 de abril de 2009

Não emprego meios extraordinários...


Há algum tempo (para falar bem a verdade, há um tempo bastante razoável... já que era a época em que eu estava escrevendo meu doutorado... ou seja, há pelo menos 5 anos atrás), um amigo me enviou este trechinho, dizendo-me que era atribuído a Santa Teresa da Cruz - Edith Stein (1891-1942). Confesso que já virei meio mundo para descobrir de onde ele tirou isso... e mesmo para saber se é mesmo de Edith Stein. Apesar da incerteza da fonte, publico assim mesmo, pois é uma ajuda (e me acompanha em muitas das minhas atividades de trabalho cotidianas, desde então). Por enquanto, fica como "atribuído a". Se alguém souber a fonte, por favor, me comunique. Ficarei contente e grato.
Abraço.


“Não emprego meios extraordinários para prolongar o meu tempo de trabalho. Faço aquilo que posso. A capacidade aumenta, certamente, com a quantidade das coisas necessárias. Quando não existe algo muito premente, a mesma termina muito mais cedo. O céu, com certeza, entende dessa economia. Já não é mais necessário o que ainda aparece depois de nove horas. Se na prática não ocorre tudo racionalmente, é porque não somos espíritos puros. Não faz sentido rebelarmo-nos contra tal fato.

Ó Senhor, meu Deus, dá-me tudo, tudo,
O que for guia para chegar mais a Ti.
Ó Senhor, meu Deus, arranca-me tudo, tudo,
O que me distancia e me desvia de Ti.
Ó Senhor, meu Deus, tira-me toda de mim
E apropria-te totalmente do meu ser!”

* Texto atribuído a Edith Stein

Nenhum comentário: