sexta-feira, 25 de junho de 2010

Comentário ao evangelho do dia

Evangelho - Mt 8,1-4
Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: "Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar." Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: "Eu quero, fica limpo." No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra. Então Jesus lhe disse: "Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles." 

Comentário feito por São Simeão, o Novo Teólogo (c. 949-1022)
monge grego 

Antes que brilhasse a luz divina, 
Não me conhecia a mim mesmo. 
Vendo-me então nas trevas e na prisão, 
Preso num lamaçal, 
Coberto de sujeira, ferido, com a minha carne inchada [...], 
Caí aos pés dAquele que me iluminara. 

E Aquele que me iluminara tocou com as Suas mãos 
Nas minhas cadeias e nas minhas feridas; 
Do lugar onde a sua mão tocou e aonde o Seu dedo se chegou, 
No mesmo momento me caíram as cadeias, 
Desapareceram as feridas e toda a sujidade. 
A mácula da minha carne desapareceu [...] 
E Ele a tornou semelhante à Sua mão divina. 
Estranha maravilha: a minha carne, a minha alma e o meu corpo 
Participam da glória divina. 

Assim que fui purificado e desembaraçado das minhas cadeias, 
Ei-Lo que me estende uma mão divina, 
Retira-me completamente do lamaçal, 
Abraça-me, lança-se-me ao pescoço, 
Cobre-me de beijos (Lc 15, 20). 
E a mim, que estava completamente exausto, 
E tinha perdido as forças, 
Pôs-me aos ombros (Lc 15, 5), 
E levou-me para fora do meu inferno. [...] 
É a luz que me leva e me sustenta; 
Conduz-me para uma grande luz. [...] 
Permite-me contemplar através de que estranha renovação 
Ele próprio me tornou a formar (Gn 2, 7) e me arrancou à corrupção. 
Concedeu-me o dom da vida imortal 
E revestiu-me com uma túnica imaterial e luminosa 
E deu-me sandálias, um anel e uma coroa 
Incorruptíveis e eternos (Lc 15, 22). 

Nenhum comentário: