sexta-feira, 16 de julho de 2010

Comentário ao evangelho do dia

Nossa Senhora do Carmo

Evangelho - Mt 12, 46-50
Naquele tempo, enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém disse a Jesus: "Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo." Jesus perguntou àquele que tinha falado: "Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?" E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: "Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe." 

Comentário feito por Luigi Giussani (1922-2005)
fundado de Comunhão e Libertação 

"Quos redemisti, tu conserva, Christe": aqueles que redimiste - aqueles que quiseste, que projetaste para ti -, salva-os, conserva-os, ó Cristo. Salva-os seja qual for a circunstância em que os fizer permanecer. É com segurança que nós gritamos a Deus o nosso reconhecimento. "Aqueles que redimiste, conserva-os, ó Cristo". Aqueles que chamaste. Cada um de nós foi chamado, tocado pelo dedo do Senhor, invadido pela chama do coração. A resposta a essa eleição está toda ela na oração de que somos capazes. A nossa resposta é uma oração, não é uma capacidade particular; é tão-somente o ímpeto da oração. (...) O povo cristão, há séculos, foi abençoado e confirmado, na sua propensão para a salvação, creio eu, especialmente por uma coisa: o santo Rosário. O Rosário é como que a síntese de tudo o que o povo cristão é capaz de pensar e de dizer a Cristo. Síntese de todo o projeto da redenção do mundo, da dignidade que deve ser reconhecida, de uma caridade que deve ser vivida, na vitória sobre a morte na crucifixão; não, não na crucifixão, mas na ressurreição. Pois nós fomos salvos pela ressurreição. O uso do santo Rosário, a meditação do que ele nos impõe, o Mistério que se revela nele é a certeza do que a mãe de Jesus pode fazer pela nossa vida, faz pela nossa vida.

Nenhum comentário: