sábado, 2 de abril de 2011

Comentário ao evangelho do dia

Sábado da 3ª Semana Quaresma

1ª Leitura - Os 6,1-6
"Vinde, voltemos para o Senhor, ele nos feriu e há de tratar-nos, ele nos machucou e há de curar-nos. Em dois dias, nos dará vida, e, ao terceiro dia, há de restaurar-nos,  e viveremos em sua presença. É preciso saber segui-lo para reconhecer o Senhor. Certa como a aurora é a sua vinda, ele virá até nós como as primeiras chuvas, como as chuvas tardias que regam o solo. Como vou tratar-te, Efraim? Como vou tratar-te, Judá? O vosso amor é como nuvem pela manhã, como orvalho que cedo se desfaz. Eu os desbastei por meio dos profetas, arrasei-os com as palavras de minha boca, mas, como luz, expandem-se meus juízos; quero amor, e não sacrifícios, conhecimento de Deus, mais do que holocaustos".

Evangelho - Lc 18,9-14
Naquele tempo, Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: "Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: 'Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda'. O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: 'Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!'. Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado".

Comentário feito por Santo André de Creta (660-740)
monge e bispo

Meu Deus, na Tua compaixão 
derrama sobre mim o olhar do Teu amor 
E recebe a minha ardente confissão.

Pequei mais do que todos os homens, 
pequei só contra Ti, Senhor; 
faz-me participar da Tua misericórdia, 
meu Salvador, porque me criaste. [...] 
Meu Redentor, manchei a Tua imagem e semelhança (Gn 1, 26), [...] 
desfiz em farrapos o vestuário de perfeição 
que o próprio Criador fabricou para mim e estou nu; 
em seu lugar quis usar uma farpela rasgada, 
obra da serpente que me seduziu (Gn 3, 1-5). [...] 
Fiquei fascinado com a beleza 
da árvore que traiu a minha inteligência: 
agora estou nu e coberto de vergonha. [...] 

O pecado me revestiu de túnicas de pele (Gn 3, 21), 
agora que fui despojado 
das vestes tecidas pelo próprio Deus. [...] 
E, como a prostituta, grito: 
pequei contra Ti, só contra Ti. 
Ó Salvador, acolhe as minhas lágrimas, 
como aceitaste o perfume da pecadora (Lc 7, 36 ss.) 

E, como o publicano, grito: 
tem piedade de mim, ó Salvador. 
Perdoa-me, porque de toda a descendência de Adão 
ninguém pecou como eu. [...] 
Prostrado como Davi (2 Sm 12), 
estou coberto de lama; 
Mas assim como ele se lavou nas próprias lágrimas, 
lava-me Tu também, Senhor! 

Ouve os gemidos da minha alma 
e os suspiros do meu coração; 
acolhe as minhas lágrimas 
e salva-me, meu Redentor. 

Porque Tu amas os homens 
e queres que todos se salvem. 
Faz-me voltar à Tua bondade 
e nela me recebe, 
porque estou arrependido.

Nenhum comentário: