segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Santo Afonso Maria de Ligório

1 de agosto


Santo Afonso,
rogai por nós!

Ó Bondade infinita! Ó caridade infinita! Deus Se deu totalmente a mim, fez-Se todo meu! Ó minh'alma, convoca todos os teus afetos, e une-te intimamente ao teu Senhor, que amorosamente veio a ti, para unir-Se a ti e ser por ti amado em retribuição.
Ó Redentor amável, abraço-Vos, meu amor e minha vida; uno-me a Vós, não me deixeis. Ai de mim! houve um tempo na minha vida em que Vos expulsei da minha alma, e separei-me de Vós; mas, de agora em diante, prefiro mil vezes perder a minha vida a perder-Vos, meu sumo Bem. Esquecei-Vos, Senhor, de todas as injúrias com que Vos agravei, e perdoa-me a mim humilhado; arrependo-me delas de todo meu coração, e quisera morrer de dor. Porém, por tanto que contra Vós pequei, tanto me mandais que Vos ame: Ama o Senhor teu Deus, de todo o teu coração. Ó! Senhor meu, quem sou eu para que queiras ser amado por mim? Porque assim desejas, quero seguir-Vos no amor. Vós quisestes morrer por mim, e me destes a carne como comida; eu tudo deixo, de tudo me despeço, e abraço-Vos a Vós só, ó amantíssimo Salvador. Quem me separará do amor de Cristo? Ó amável Redentor, que outro quero eu amar senão a Vós, que sois a bondade infinita, e digno de infinito amor? Que quero eu no céu, e, fora de Vós, que quero sobre a terra? Deus do meu coração, e Deus é eternamente a minha parte. Assim é, meu Deus; e onde, no céu e na terra, posso encontrar um bem maior que Vós, ou quem me amaria mais que Vós? Venha o Vosso reino. Ó bom Jesus! Assume, peço-Vos, nesta manhã, o domínio de todo o meu coração: ofereço-Vo-lo inteiro. Possuí-o sempre e totalmente, e expulsai dele todos os afetos que não vêm de Vós. Escolho a Vós só para minha herança e minhas riquezas: Deus do meu coração e a minha herança é Deus para sempre. Dá-me que sempre tenha na boca e peça, como Santo Inácio de Loyola: "Dai-me somente o Vosso amor e a Vossa graça, e de riquezas estou satisfeito". Dai-me o Vosso amor e a Vossa graça; fazei, pois, com que Vos ame e seja por Vós amado, e estarei saciado de riquezas: nada além disso desejo, nem outra coisa quero.
Todavia conheceis a minha fraqueza, e quão frequentemente Vos fui infiel; ajude-me, pois, a Vossa graça, e nunca me permita separar-me do Vosso santo amor. "Não me permitais separar-me de Vós." Digo-Vo-lo agora e sempre o quero dizer-Vos, e dai-me, ainda, que sempre possa repetir-Vos: "Não me permitais separar-me de Vós".
Ó Virgem santíssima, esperança minha, Maria, consegui-me de Deus esta dúplice graça: a santa perseverança e o santo amor. Nada mais Vos peço.

Nenhum comentário: