segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Advento e Natal Cristão em família

Por ocasião do início do Advento, no último dia 27 de novembro, a Arquidiocese de São Paulo lançou um documento intitulado "Advento e Natal Cristão em família - Orientações" que achei por bem divulgar no blog. Segue o texto do documento.



Estimados irmãos e irmãs,
Queridas famílias,
Durante o Advento, preparamo-nos para celebrar bem o Natal de Jesus. Em nós reaviva-se a certeza de que não estamos sozinhos no mundo. O Deus da esperança caminha conosco e conduz a história; também acompanha a nossa vida pessoal e nos ajuda a superarmos os males e a alcançarmos a felicidade e a vida plena.
O Natal celebra na fé o fato mais extraordinário já acontecido entre nós: o Filho de Deus se fez homem por meio da Virgem Maria, para santificar este mundo e nossas pessoas mediante o Mistério da sua admirável Encarnação. Nosso Deus é “Emanuel”, Deus conosco. Ele está no meio de nós!
Para preparar e celebrar o Natal com fé e alegria cristã, convidamos cada família – e cada um em particular – para os seguintes exercícios:
1. Durante o Advento 
- participar da Missa com freqüência, sobretudo cada domingo;
- celebrar em família a Novena do Natal;
- preparar um presépio em casa, com as figuras do Natal, conforme Lc 2,6-20 e Mt 2,1-12, mas ainda sem o Menino Jesus;
- quem tem comércio, preparar também um presépio cristão em sua loja ou estabelecimento de trabalho;
- os pais falem aos filhos sobre o Natal cristão e seus simbolismos. Não deixem escapar esta bela ocasião para uma catequese, nem permitam que Papai Noel tome o lugar de Jesus no Natal;
- fazer uma boa Confissão antes do Natal. Informar-se sobre os horários de Confissão em sua paróquia/igreja;
- participar de ações de solidariedade neste tempo: Natal é notícia boa para todos, mas especialmente para quem sofre;
- fazer seu gesto concreto de apoio à evangelização, na coleta da Campanha para a Evangelização, no 3º domingo do Advento, dia 11 de dezembro. A Igreja precisa da ajuda e participação concreta de todos na missão de anunciar: “Nasceu hoje para vós um Salvador”; “Deus está no meio de nós”!
- Preparar-se para participar com a família da Missa no Natal; sem a Missa, fica faltando algo importante no Natal dos cristãos;
-Cada dia do advento, fazer as leituras previstas para as missas (confira as leituras aqui).

Nenhum comentário: