terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Comentário ao Evangelho do dia - Advento


2ª Semana do Advento - Terça-feira

1ª Leitura - Is 40,1-11
Consolai o meu povo, consolai-o! - diz o vosso Deus. Falai ao coração de Jerusalém e dizei em alta voz que sua servidão acabou e a expiação de suas culpas foi cumprida; ela recebeu das mãos do Senhor o dobro por todos os seus pecados. Grita uma voz: "Preparai no deserto o caminho do Senhor, aplainai na solidão a estrada de nosso Deus. Nivelem-se todos os vales, rebaixem-se todos os montes e colinas; endireite-se o que é torto e alisem-se as asperezas: a glória do Senhor então se manifestará, e todos os homens verão juntamente o que a boca do Senhor falou". Dizia uma voz: "Grita!". E respondi: "O que devo gritar?". A criatura humana é feno, toda a sua glória é como flor do campo; seca o feno, murcha a flor ao soprar o Senhor sobre eles. Sim, o povo é feno. Seca o feno, murcha a flor, mas a palavra de nosso Deus fica para sempre. Sobe a um alto monte, tu, que trazes a boa nova a Sião; levanta com força a tua voz, tu, que trazes a boa nova a Jerusalém, ergue a voz, não temas; dize às cidades de Judá: "Eis o vosso Deus, eis que o Senhor Deus vem com poder, seu braço tudo domina: eis, com Ele, sua conquista, eis à sua frente a vitória. Como um pastor, Ele apascenta o rebanho, reúne, com a força dos braços, os cordeiros e carrega-os ao colo; Ele mesmo tange as ovelhas-mães".

Salmo - Sl 95 (96)
R. Olhai e vede: o nosso Deus vem com poder! (Is 40,9-10)
Cantai ao Senhor Deus um canto novo,*
cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira!
Cantai e bendizei seu santo nome!*
Dia após dia anunciai sua salvação. R. 

Manifestai a sua glória entre as nações, *
e entre os povos do universo seus prodígios!
Publicai entre as nações: "Reina o Senhor!" *
e os povos ele julga com justiça. R.

O céu se rejubile e exulte a terra, *
aplauda o mar com o que vive em suas águas;
os campos com seus frutos rejubilem *
e exultem as florestas e as matas R. 

na presença do Senhor, pois ele vem, *
porque vem para julgar a terra inteira.
Governará o mundo todo com justiça, *
e os povos julgará com lealdade. R.

Evangelho - Mt 8,12-14
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos".

Comentário feito por Basílio de Selêucia, (?- c. 468)
bispo

Observemos a Cristo, o nosso Pastor; consideremos o Seu amor pelos homens e o Seu enlevo em conduzi-los a verdes prados (Sl 23,2). Tanto Se alegra com as ovelhas que O rodeiam como procura as que se tresmalham. Os montes e os bosques não são para Ele sequer obstáculo; Ele percorre vales tenebrosos (Sl 23,4) até achar a ovelha perdida e, encontrando-a doente, em vez de a deixar, cuida dela e, tomando-a aos ombros, cura com a própria fadiga a ovelha fatigada. Esta fadiga enche-O de alegria porque encontrou a ovelha perdida, e apenas isso O alivia do Seu esforço: "Qual é o homem dentre vós que, possuindo cem ovelhas e tendo perdido uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai à procura da que se tinha perdido, até a encontrar?" (Lc 15,4). A perda de uma só ovelha vem perturbar a alegria do rebanho reunido, mas a alegria do reencontro afugenta toda a tristeza: "Ao encontrá-la, põe-na alegremente aos ombros e, ao chegar a casa, convoca os amigos e vizinhos e diz-lhes: 'Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida'" (Lc 15,5-6). Precisamente por isso diz Cristo: "Eu sou o Bom Pastor" (Jo 10,11). "Procurarei a [ovelha] que se tinha perdido, reconduzirei a que se tinha tresmalhado; cuidarei da que está ferida e tratarei da que está
doente" (Ez 34,16).

Nenhum comentário: