domingo, 12 de julho de 2009

Evangelho do dia (Mc 6, 7-13)

Naquele tempo, Jesus chamou a si os doze, e começou a enviá-los dois a dois, e deu-lhes poder sobre os espíritos imundos; e ordenou-lhes que nada tomassem para o caminho, somente um cajado; nem alforje, nem pão, nem dinheiro no cinto; mas que calçassem sandálias e que não levassem duas túnicas. E dizia-lhes: "Na casa em que entrardes, ficai nela até partirdes dali. E tantos quantos não vos receberem, nem vos ouvirem, saindo dali, sacudi o pó que estiver debaixo dos vossos pés, em testemunho contra eles. Em verdade vos digo que haverá mais tolerância no dia de juízo para Sodoma e Gomorra, do que para os daquela cidade". E, saindo eles, pregavam que se arrependessem. E expulsavam muitos demônios, e ungiam muitos enfermos com óleo, e os curavam (Mc 6, 7-13).

Comentário feito por São Gregório Magno (c. 540-604)
Papa e Doutor da Igreja
O nosso Senhor e Salvador, caros irmãos, ensina-nos tanto pelas Suas palavras como pelas Suas ações. Em si mesmas, as Suas ações são ordens porque, quando Ele faz qualquer coisa sem dizer nada, mostra-nos como devemos agir. Eis que Ele envia os Seus discípulos a pregar dois a dois, porque os mandamentos da caridade são dois: o amor de Deus e do próximo. O Senhor envia os Seus discípulos a pregar dois a dois para nos sugerir, sem o dizer, que aquele que não tem caridade para com outrem não deve de modo nenhum dedicar-se ao ministério da pregação.
Diz-se, e muito bem, que "Ele os enviou dois a dois à Sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir" (Lc 10, 1). Com efeito, o Senhor vem após os Seus pregadores, porque a pregação é um preliminar; o Senhor vem habitar a nossa alma depois de as palavras de exortação terem vindo e terem feito acolher a verdade na alma. É por isso que Isaías dizia aos pregadores: "Preparai o caminho do Senhor, aplainai uma estrada para o nosso Deus" (40, 3). E o autor dos salmos também lhes diz: "Abri caminho Ao que cavalga ao pôr-do-sol" (Sl 67, 5 Vulg). O Senhor cavalga ao pôr-do-sol porque, tendo adormecido pela Sua Paixão, manifestou-Se com maior glória na Sua Ressurreição. Ele cavalgou ao pôr-do-sol porque, ao ressuscitar, esmagou aos Seus pés a morte que sofrera. Nós abrimos caminho Àquele que cavalga ao pôr-do-sol quando pregamos a Sua glória às vossas almas para que, ao chegar em seguida, Ele as ilumine pela presença do Seu amor.

Nenhum comentário: