quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Comentário ao evangelho do dia


Nossa Senhora do Rosário

Evangelho - Lc 1,26-38
Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!". Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: "Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim". Maria perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?". O anjo respondeu: "O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível". Maria, então, disse: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!". E o anjo retirou-se.

Comentário feito por Simeão, o Novo Teólogo (c. 949-1022)
monge grego 

De onde vens? Como penetras, 
no interior da minha cela, 
fechada de todos os lados? 
Com efeito, isto é estranho, 
ultrapassa a palavra e o pensamento. 
Mas o fato de vires até mim, 
subitamente todo inteiro, e de brilhares, 
o fato de Te deixares ver sob uma forma luminosa, 
como a Lua na sua plena luz, 
deixa-me incapaz de pensar 
e sem voz, meu Deus! 
Sei bem que és 
Aquele que veio para iluminar 
os que estão nas trevas (Lc 1,79), 
e fico estupefacto, 
fico privado de senso e de palavras 
ao ver tão estranha maravilha 
que ultrapassa toda a criação, 
toda a natureza e todas as palavras. [...] 

Como é que Deus está fora do universo 
pela Sua essência e a Sua natureza, 
pelo Seu poder e pela Sua glória, 
e ao mesmo tempo habita em tudo e em todos, 
mas de uma maneira especial nos Seus santos? 
Como arma neles a Sua tenda 
de forma consciente e substancial, 
Ele que está totalmente para lá da substância? 
Como está contido nas suas entranhas, 
Ele que contém toda a criação? 
Como é que brilha no coração deles, 
este coração carnal e espesso? 
Como é que Ele está no interior deste, 
como é que Ele está fora de tudo, 
mas preenche tudo? 
Como é que de noite e de dia 
brilha sem ser visto? 

Diz-me, pode o espírito do homem 
conceber todos estes mistérios, 
ou poderá exprimi-los? 
Seguramente que não! Nem um anjo 
nem um arcanjo to poderiam explicar; 
seriam incapazes 
de to expor por meio de palavras. 
Só o Espírito Santo, porque é divino, 
conhece estes mistérios 
e os sabe, porque apenas Ele 
partilha a natureza, o trono e a eternidade 
com o Filho e o Pai. 
É pois àqueles a quem este Espírito resplandecerá 
e com quem Se unirá liberalmente 
que Ele mostra tudo de forma inexprimível. [...] 
É como um cego: quando vê, 
vê primeiramente a luz 
e em seguida toda a criação 
que está na luz, oh maravilha! 
Do mesmo modo, aquele que foi iluminado 
pelo Espírito divino na sua alma 
entra imediatamente em comunhão com a luz 
e contempla a luz, 
a luz de Deus, do próprio Deus, 
que também lhe mostra tudo, 
ou antes, tudo o que Deus decidir, 
tudo o que Ele desejar e quiser mostrar. 
Àqueles que ilumina com a Sua luz 
Ele permite ver o que se encontra na luz divina. 

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