sábado, 11 de julho de 2009

Cartas do P.e Aldo 86

Asunción, 10 de julho de 2009.

Caros amigos,
Vocês, que estão de férias ou estão trabalhando, olhem a febre de vida que têm os meus moribundos nestes dois testemunhos.

O Senhor, trazendo-me para cá, quis a minha glória
Sou natural de Ciudad del Este e há três anos luto contra a minha doença. Sempre rezava muito ao Senhor para que, com a intercessão do Espírito Santo, pudesse descobrir a Sua vontade para a minha vida. Um dia, sentia uma forte dor e, junto com meu marido, fui pegar os resultados de um exame. Fiquei no carro, naquele dia, esperando meu marido, lendo um livro de Padre Rufo. Quando ele voltou, me encontrou em lágrimas e me perguntou por que eu estava chorando. Naquele momento, era um choro de alegria, para agradecer ao Senhor que me tinha dado a resposta que eu buscava para a minha vida. Descobri que o desígnio de Deus para a minha vida era maravilhoso, e significava “aceitar a minha doença”.
Vivi uma experiência de felicidade total quando descobri o desígnio de Deus. Nós, homens, com as nossas forças, não conseguimos sustentar o desígnio de Deus.
No momento em que eu não tinha mais nenhuma esperança, com surpresa o médico da clínica Divina Providência me anunciou que estava tudo pronto para que eu pudesse ser internada ali.
Numa terça-feira, às 6h da tarde, chegamos à clínica e, antes de entrar, disse à minha família: “O Senhor, trazendo-me para cá, desejou a minha Glória”. Quando entrei, tive a confirmação daquilo que se estava preparando para mim: o meu desejo maior era o de estar sempre com Ele. De fato, tão logo entrei, me encontrei diante do Santíssimo. Não podia oferecer-Lhe nada, apenas as minhas misérias, os meus limites, os meus pecados. Não obstante isso, Ele está sempre perto de mim, está comigo, me dá a Sua força para lutar com letícia. Agradeço ao Senhor que me ajudou a descobrir o Seu desígnio para mim.
Padre Aldo me perguntou, um dia: “Qual é a coisa que mais lhe agrada neste lugar?”. Eu respondi: “Para entender o que existe aqui, é preciso viver aqui, fazer experiência... não existem palavras para descrever a paz desse lugar. Os meus filhos me fazem falta e, antes, eu não conseguia me separar do meu marido mais do que cinco minutos, mas, desde que estou aqui, digo a ele: ‘vai descansar um pouco, fica com os nossos filhos; eu estou em paz, estou bem’. Quando ele foi embora, fiquei sozinha e não tive nenhum remorso, não chorei! Até o ponto em que não estou mais preocupada com eles, porque, neste lugar, existe aquilo que me deixa feliz e em paz, que é a coisa mais importante para mim. Peço sempre ao Senhor para me sustentar nesta letícia”.
Nestes dias, rezando, dizia ao Senhor: “Eis-me aqui, Senhor, estou pronta se Tu quiseres me levar contigo para a eternidade” e o meu rosto estava cheio de felicidade.
Eu tinha tanto medo da morte, chorava muito, porque pensava nos meus filhos: o que farão sem mim? Que vida terão? Mas, desde que aceitei o Seu desígnio para mim, penso apenas em cumprir a Sua vontade... Ele me deu a vida e apenas Ele pode tirar ela de mim.
Hoje, estou em um lugar de paz e de amor... sinto vontade de chorar quando o P.e Aldo me traz o Santíssimo e penso: “quem sou eu, para receber tanto amor e tantas coisas belas?”.
Fiquei muito comovida com um trecho da carta do mês de julho que Padre Aldo escreveu para os paroquianos. Dizia: “Nós vivemos com a consciência festiva do real? Gozamos o real? Desfrutamos tudo aquilo que nos circunda? Somos fascinados pela beleza? Cuidamos de tudo aquilo que o Senhor nos dá? Trabalhamos com letícia, ou trabalhamos como os animais? Para que trabalhamos? Para comer e para vestir, ou para a Glória de Deus? Todo o resto nos será dado por acréscimo”.
Desejo que vocês possam descobrir o desígnio de Deus para as vidas de vocês. O Senhor me deu tanto tempo de vida – 4 anos já!!! Vinte dois anos de vida matrimonial para que, desta maneira, pudesse entender tantas coisas. Mas a coisa mais bonita foi a possibilidade de descobrir e experimentar o Seu amor e a Sua misericórdia.
Eu rezo muito o rosário da Divina Providência, tanto que, um dia, o meu marido me disse: “Você rezou tanto o rosário e olha só onde a gente veio parar!!! Na clínica ‘Divina Providência’”.
Sim, é este o momento da minha vida, que pertence ao desígnio de Deus, que quero viver com todo o meu amor.
Lilian

Voltei a dizer “Cristo”
Eu tinha medo do escuro, até o dia em que uma luz me surpreendeu e me tomou inteiro. A sensação da minha morte, a sensação de estar em um lugar obscuro, um lugar onde tudo acabava, me dava medo e eu ficava desiludido. Tantas vezes não somos conscientes da morte, pelo contrário, a afastamos dos nossos pensamentos. Eu tinha medo do desconhecido, pensava que depois da morte não existisse mais nada. Lembro-me de uma canção que dizia aquilo que, hoje, eu peço para entender: “Depois de ti não existe nada”. Mas Deus me fez entender que, depois do escuro da morte, existe algo: a felicidade existe.
Ontem, enquanto cantava na missa, pensava que é possível dar para vocês afeto cantando uma canção. Por isso, antes de cantar, queria pedir perdão ao Senhor, porque sou desafinado. Queria que vocês sentissem tudo o que eu sinto, na maneira mais bonita possível, cantando às pessoas e às crianças.
A consciência que eu antes tinha de Cristo não é como a de hoje. As pessoas me diziam: “Não faça isso, porque Deus vai punir você”. Fizeram-me entender que existe um Cristo que promete e, depois, te pune. Depois que cantei, ontem, para todas aquelas pessoas na missa, entendi que Cristo, pelo contrário, dá tanto amor!!! Um sorriso ao doente e à criança. Ontem, enquanto cantava, eu tinha medo de fazer um papelão diante de P.e Aldo e dos outros, mas a maneira como me receberam me tocou tanto. Receberam-me apenas porque sou um filho de Deus. Fiquei comovido até o ponto de ver que também eles estavam comovidos comigo. Tinha uma perfume de familiaridade no ar. Graças àquele momento comecei a encontrar o que eu não conhecia. Como o que diz aquele canto: “Como não acreditar em Deus, se me deu as mãos abertas de um amigo, se me deu a tristeza e a alegria de saber que existe um amanhã a cada dia?...”.
Desde pequeno me fizeram ter medo da morte; agora, eu tenho uma outra ideia dela. De um só golpe a minha vida mudou. Voltei a dizer a palavra “Cristo” depois de tanto tempo. Algo me está acontecendo que me preenche, e isto é belíssimo.
Não tenho nenhuma necessidade materila, somente preciso do Espírito. Tenho fé, mas quero que seja um tesouro ainda maior. Lendo a Bíblica, escrevendo uma canção com todos estes momentos que estou passando e falam do amor de Deus, quero cnatar para o verdadeiro amor!!
Foi bonito reencontrar-me com Cristo. Fez-me chorar, porque foi um encontro como aquele entre dois amigos que há anos não se veem, ou melhor, que, conhecendo-se, nunca se encontraram.
Antes, eu pensava que para me encontrar com Cristo era preciso morrer. A única condição era morrer. Hoje, pelo contrário, agradeço por este encontro. Sem o câncer eu continuaria a ser um aproveitador de mulheres. Assim, doente como estou, tudo ainda pode ser diferente. Agora, eu vivo na luz, e a escuridão de que eu tinha medo, hoje, é fonte da minha felicidade.
Não foi um re-encontro com Cristo, foi um verdadeiro encontro, que nunca havia feito. Encontrei a força do meu destino, o infinito. O meu futuro é o meu presente, é um futuro que já começou.
Queria gritar para todo mundo que não tenham medo da morte, mas do tempo perdido sem Jesus. Peço perdão à vida pelos tantos erros, mas sei que Cristo me espera, para além de mim mesmo.
Carlos

Carlos compôs estes versos, que narram a sua experiência de vida. Vai musicá-los para fazer uma canção que quer cantar para os quatro ventos!

Perdão à vida
Circunda-me o escuro
Com seu obscuro manto
Uma sensação de medo
fez tremer os passos meus

Tentei me afastar
E fugir de suas mãos
Mas uma luz potente
me arrancou o pranto

Veio ao meu encontro
E iluminou os meus anos
Volto a dizer Cristo
com olhos humildes

Sinto um amor diferente
Por aquele que abraço em prantos,
Depois da noite
sei que existe algo

Aquelas trevas
Que eu tanto temia
eram uma luz viva
era Deus por perto

Um encontro amigável
Que me está dando
Felicidade verdadeira
Alegria e canto

Já estou na luz
E com Cristo, salvo
Meu futuro, um presente
Que está passando

Não fujas da morte
Não temas suas correntes
Temas apenas estar sozinho
sem Cristo, irmão

Perdão à vida
Errei tanto
Perdão ao amor
Cristo me encontrou

P.e Aldo

Nenhum comentário: