sexta-feira, 9 de abril de 2010

Fazer o Cristianismo 04

"Jenny - Comovi-me quando você leu este trecho de carta [refere-se à carta transcrita no post anterior; ndt], porque me aconteceu algo parecido este ano. No primeiro dia, entrei em sala e um jovem saiu batendo a porta, e eu não entendia porquê. Desceu e estava quase para bater na diretora. É um jovem cheio de problemas, e se tornou o caso mais difícil da escola, tem um monte de advertências e suspensões... Porém, o que aconteceu? É que, no primeiro dia, eu o persegui e descobri que tinha 'irrompido' porque eu o havia separado - dado que conversava - de um seu companheiro de banco, que é um grande amigo seu, e isto o fez reagir. Então, no dia seguinte, eu o parei e começamos a conversar. Ele me contou a sua história: pais separados, vive em um bairro degradado. Porém, o que aconteceu? Depois daquele meu gesto, eu o convidei, e ele veio à sede conosco algumas vezes. Sobretudo, fiquei tocada porque ele veio ao Dia de Início de Ano: ficou escutando todo o tempo e, no final, me procurou para dizer: 'Professora, obrigado pelas coisas bonitas que escutei hoje'. E, ali, eu pensei: esse jovem é considerado por todos como o tipo mais malvado da escola, mas tem um coração! No entanto, continuou levando suspensões - nós o afastamos por quinze dias porque bate as portas, responde mal aos professores... Alguns dias atrás, o vice-diretor me parou para me dizer: 'Olha só, nós o suspendemos uma outra vez por uma semana. Por mim ele deve ser expulso'. E eu lhe disse: 'Verdade, já fez o bastante... chega!'. Uma colega me escutou, me parou e disse: 'Desculpe, mas eu sei que você tem um bom relacionamento com ele'. Esta coisa me surpreendeu, e disso nasceu uma ferida terrível em mim. Porque quando o vice-diretor veio eu reagi assim pensando que havia cumprido meu dever, de tal forma que o ponto então era expulsá-lo. Aquilo que a minha colega me disse, porém - fora o fato que me deixou com muita dor, porque eu entendi que estava fechando a questão -, me fez lembrar que eu não estou fazendo memória do fato de que comigo Alguém nunca encerrou a questão. Alguém me amou gratuitamente, não obstante os meus erros. Como é fácil esquecer-me disso! Portanto, agradeço a você, porque entendo que o ponto é que não posso medir, enquanto que eu acabei medindo naquele dia.

Carrón - Mas, às vezes, você pode chegar a ter que expulsar! Eu tive que expulsar uma pessoa, quando era diretor. Todos os professores estavam ali, todos, com os refletores apontados, dizendo: 'Veremos se ele vai ter a coragem para mandá-lo embora'. E eu o mandei embora! Mas o espetáculo foi que aquele jovem foi para uma outra escola, mas no intervalo vinha ficar conosco! Nós geramos um vínculo que nos consente de fazer isso! Sem romper o relacionamento. Eu não podia fazê-lo, porque de outra maneira não seria mais capaz de guiar a escola, objetivamente falando. Mas, o problema não é que você deve fazer isso, mas que vínculo se estabeleceu. Se o vínculo que se estabeleceu é mais forte do que o fato de expulsá-lo, nada o interrompe. Depois, no ano seguinte, eu o aceitei de novo na escola. E ele, a quem ninguém dava um centavo, terminou a universidade, tem um diploma e, agora, é professor. Eis a questão: é este tipo de vínculo que nos permite não economizar a liberdade de ninguém. De outra forma ficaríamos agarrados nesses acontecimentos que acontecem quando temos que guiar, por exemplo, uma escola."
(CARRÓN, Julián. Fare il cristianesimo. Tracce. 2010, p. 5)

Nenhum comentário: