terça-feira, 30 de junho de 2009

Cartas do P.e Aldo 79




Asunción, 29 de junho de 2009.

Caros amigos,
A vida é um milagre contínuo por aqui.
Mais uma vez, Marciana é a protagonista. Já está mesmo no fim e, na sua pouca capacidade de escutar e ainda menos de falar, manifestou o desejo de organizar, no próximo domingo, dia 05 de julho, na frente da Igreja, uma mostra para os nossos amigos, com os 40 quadros que pintou nos últimos meses, dois dos quais na semana passada. Deus queira que esteja ainda viva, porque, como mostra a foto que mando para vocês, desde esta manhã já está pertinho do seu Jesus. Meu Deus, como ela O ama.
Esta manhã, dando-lhe a comunhão (um pedacinho pequeno de hóstia), perguntei a ela “Marciana, como está?”, e ela: “Muito bem, padre!”.
Olhei para as suas mãos, que já são pele e osso, a beleza das suas unhas pintadas com esmalte cor de uva, os cabelos bem arrumados, todo o seu corpo já um esqueleto: sinais que indicam a consciência da sua feminilidade, cuidada em todos os detalhes, pronta para encontrar Jesus. Mesmo as unhas dos pés estão perfeitas e bem esmaltadas.
Amigos, “eu sou Tu que me fazes”. Marciana vive desta certeza. Para ela, aquilo que Carrón nos repete é a sua carne. Se nós seguíssimos Carrón como ela segue... Pessoalmente, eu passo o dia na clínica, repetindo a todos aquilo que ele nos ensina, em particular seguindo aquilo que nos diz na Escola de Comunidade que um amigo me envia. Amigos, este milagre seria impessável sem esta liberdade de seguir o que o Carrón diz.
Talvez alguns já estejam cansados de ouvir de mim estas coisas... para mim, pouco interessa, porém a verdade desta minha insistência é porque toco com a mão, vejo os milagres que esta filiação produz. E se não acreditamos no milagre de que, entre as dores do câncer, está morrendo com o sorriso na boca, não devemos mais acreditar em ninguém.
Acrescento, ao final, as “frases” que Marciana escreveu atrás de cada quadro. São, de fato, desconcertantes e comoventes.
Ciao.
P.e Aldo


É tranquilo como a água cristalina, é terno como um passarinho cuidando de sua cria no ninho, é sagaz como uma criança.

Deus me colocou no mundo no dia mais belo do ano, 20 de setembro, é por isso que no meu coração existe apenas primavera.

Nenhum comentário: